Os 06 tipos de violão mais populares pra você escolher o seu!
Violão Clássico
O violão de corte clássico geralmente tem duas características principais: é leve e possui cordas de nylon.
Esse é um dos modelos de violão mais indicados para iniciantes no instrumento pois as cordas são mais macias do que as de aço, o que faz com que ele seja mais confortável pra quem está aprendendo. A sonoridade acústica dele é bem projetada, com isso você não vai precisa de caixa de som ou amplificador pra ouvi-lo.
Não se engane: dizem que esse tipo de violão é muito barato, mas realmente depende muito da marca e da qualidade do modelo. Procure pelo custo-benefício. Se você não tem prática ou vai tocar o violão apenas por hobby, prefira um de marcas nacionais como Tagima ou Giannini. Se você pretende tocar profissionalmente ou já faz shows semanalmente, o ideal é investir num bom violão que possua sonoridade mais profissional. Marcas nacionais também produzem violões de ótima qualidade, no entanto as mais conhecidas com certeza são Takamine, Godin e Taylor por seu renome mundial.
Os estilos de música mais tocados com esse modelo são bossa nova, samba, MPB e música clássica e erudita. Gilberto Gil, Maria Gadú, Djavan, Melim, Angela Muner, Milton Nascimento e Elodie Bouny são algumas artistas que usam esse violão.
Violão 7 cordas
O violão de 7 cordas brasileiro é muito parecido com o violão clássico. Possui cordas de nylon, formato do corpo como o clássico e afinação quase idêntica, porém possui uma diferença fundamental: a sétima corda mais grave, geralmente afinada em Dó ou Si.
Seu braço também é um pouco mais largo do que o do violão clássico para sustentar a sétima corda.
Quando introduzido no Brasil no século 19 suas cordas eram de aço, mas logo foi modificado para cordas de nylon e usado em estilos como o samba, o choro e o pagode.
A grande vantagem desse modelo é a característica sonora que os baixos trazem. Com a sétima corda é possível tocar notas mais graves que são usadas muito em contratempos nesses estilos musicais.
Um dos artistas que utiliza muito esse modelo atualmente é o violonista erudito brasileiro Yamandu Costa. Outros nome muito importantes são Carlinhos 7 cordas e os irmãos Valdir Silva e Valter Silva.
Folk
Temos o costume de chamar o modelo Dreadnought de violão folk, mas na verdade qualquer violão com cordas de aço já é considerado um violão folk. As cordas de aço dão uma sonoridade mais brilhante pro violão. Esses modelos são indicados pra gêneros como rock, pop rock, sertanejo, blues e country. São eles:
Dreadnought
Esse modelo foi desenvolvido pela C.F. Martin na década de 1910 nos Estados Unidos e é um dos modelos mais famosos hoje no Brasil. O termo dreadnought se refere à “navios de guerra” visto que é um violão robusto, maior do que os modelos clássicos o que lhe caracteriza com um som mais alto e encorpado. Isso facilita com que seja ouvido se tocado junto com banda e dá um timbre bonito nos médios-graves.
Muitos fabricantes usam como padrão que o braço seja preso ao corpo no 14º traste. Esse modelo possui a base e os “ombros” mais achatados do que o violão clássico e sua caixa de ressonância é bem maior.
Os da marca Martin também são conhecidos como D-size (tamanho D, de Dreadnought). Seus modelos possuem a letra “D-“ seguida por um número como “D-18”e “D-45”. Essa numeração é usada pra identificar a decoração dos instrumentos: quanto maior o número, mais ornamentado é o violão. Os modelos da Gibson são chamados de Hummingbird. No Brasil temos fabricantes como Tagima e Giannini.
A marca norte-americana Gretsch desenvolveu uma edição especial que une o modelo folk dreadnought ao Rancher, olha só que beleza:
Jumbo e Mini Jumbo
Assim como os Dreadnoughts, o modelo Jumbo é conhecido por ser um violão grande e de alto volume. Se diferencia do modelo anterior por ser mais arredondado e sua caixa de ressonância ser maior, fazendo com que possua mais volume e sustain além de mais resposta nos médio-graves e um som afiado nos agudos, o que lhe dá destaque quando tocado com outros instrumentos.
É amplamente usado no folk, rock e na música country estadunidense, foi consagrado nas mãos de Elvis Presley e ainda é muito tocado nos dias atuais como artistas como Taylor Swift. No Brasil é principalmente usado no sertanejo profissional entre outros estilos que requerem esse tipo de sonoridade. É um ótimo modelo para fazer solos e tocar com banda.
Violão Flet
E aí? Me conta qual o modelo que mais gostou?
Viu algum aqui que ainda não conhecia?
Os modelos desse post são os mais comuns e mais encontrados no mercado brasileiro. Ainda assim, existe uma infinidade de modelos de violão que vale a pena pesquisar e procurar saber mais sobre. O violão é um instrumento fascinante!
Eu fico por aqui! Se você ficou com alguma dúvida escreva pra gente!
Até mais!
E se você deseja aprender como tocar seu violão ou aprimorar seus conhecimentos com esse instrumento maravilhoso entre em contato conosco através da nossa plataforma: Aprendendo com a Fórmula Violão
Comentários
Postar um comentário